Saúde UPF
banner
Humberto Gessinger e Jairo Bouer atraem a atenção do público da Jornada UPF

Humberto Gessinger e Jairo Bouer atraem a atenção do público da Jornada UPF

Foto: Bibiana Canofre
Vários assuntos passaram pelo palco de debates

Uma conversa descontraída marcou a última noite de Jornada UPF, atividade integrante da programação da 15ª Jornada Nacional de Literatura dedicada aos alunos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Corpo, sexualidade e afeto foi o tema proposto aos convidados, o compositor e multi-instrumentista Humberto Gessinger e o médico e comunicador Jairo Bouer. As discussões foram além e incluíram internet, música e vida pessoal, bem como as mais diversas perguntas feitas pelos participantes, mediadas pela professora Bibiana de Paula Friedrich.

Gessinger lançou a primeira ideia: hoje, muitas pessoas não demonstram afeto com seu próprio corpo. Para Bouer, corpo, sexualidade e afeto estão presentes na vida de todos, porém raramente juntos. “Há uma dissociação. Percebo uma dificuldade em reunir esses aspectos com um mesmo parceiro”, mencionou.

Jairo Bouer lembrou que as gerações anteriores brigaram muito por mudanças, como os direitos das mulheres e liberdades sexuais. “Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda acredita-se em idealizações”, afirmou. Nesse sentido, o médico pensa que o amor romântico é um fenômeno cultural, enquanto a paixão é algo instintivo. Gessinger concordou, e acrescentou que cada pessoa sente de forma particular. “Somos todos diferentes, e temos que nos dar esse direito”, disse.

A Jornada UPF foi uma das novidades desta 15ª Jornada Nacional de Literatura. Durante três noites, acadêmicos de diferentes cursos participaram de conferências sobre assuntos atuais: Emancipação e Sustentabilidade, Leitura das Ruas e Corpo Sexualidade e Afeto.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI