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Cursos da área da saúde buscam integrar ensino, serviço e comunidade

Cursos da área da saúde buscam integrar ensino, serviço e comunidade

Foto: Divulgação UPF
Primeira atividade do curso ocorreu na quinta-feira, 18 de setembro

A Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou na quarta-feira, 18 de setembro, o Curso de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Área da Saúde. A atividade é promovida pela equipe do Pró-Saúde II e Setor de Apoio Pedagógico (SAP), com apoio da Vice-Reitoria de Graduação. A fonoaudióloga, professora da Unesp Botucatu e membro da secretaria executiva do Fórum Nacional das Profissões da Área da Saúde (FNEPAS), Vera Garcia, foi convidada a atuar como facilitadora neste primeiro módulo do curso.

Em pauta estiveram vários desafios, que mobilizaram os participantes de nove cursos da área da saúde da UPF, totalizando 30 professores, entre coordenadores, representantes dos Núcleos Docente Estruturante (NDEs), comissão de graduação, SAP, Setor de Atenção ao Estudante (Saes) e Divisão de Graduação.

O primeiro módulo teve como temática a integração ensino-serviço-comunidade, com a perspectiva de uma formação interprofissional. Estiveram em debate formas de praticar esses processos formativos por meio de metodologias ativas, que estimulem a reflexão e o protagonismo dos estudantes, qualificando a assistência à saúde e transformando as realidades vivenciadas.

A coordenadora do curso de Odontologia, Miriam Lago, acredita que a ocasião é propícia para mudanças positivas. “A atividade leva a uma reflexão individual e coletiva dos desafios de melhorar nossas práticas e qualificar a formação profissional na Odontologia e nas equipes multiprofissionais", considerou.

Para Vera Garcia, facilitadora do curso, o momento serviu para aproximar pessoas sensibilizadas e desejosas para os processos de mudanças na graduação em saúde. “A UPF vem se destacando como protagonista destes processos, na vanguarda do cenário nacional, sempre demonstrando arrojo e competência na condução do Pro-Saúde e outras políticas interministeriais indutoras de mudanças, como o Pet-Saúde, o Ver-SUS e os programas de residências multiprofissional integrada em saúde", observou.

O Curso de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Área da Saúde terá continuidade na modalidade semipresencial, através da UPF Virtual, e os debates dos grupos de trabalho seguem até novembro com o objetivo de produzir um plano de ação integrado. A próxima atividade presencial está prevista para outubro e terá como tema “Avaliação do ensino-aprendizagem: conhecimento, habilidades e atitudes”.

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