Saúde UPF
banner
UPF realiza ações no Dia Mundial do Diabetes
11/11/2013 - 16:17

UPF realiza ações no Dia Mundial do Diabetes


Nos últimos anos, houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, havia 30 milhões de pessoas com a doença. Uma década depois, esse número já ultrapassava os 150 milhões e, de acordo com as estatísticas da International Diabetes Federation (IDF), atualmente o número já supera os 250 milhões. Se nenhuma atitude eficiente de prevenção for feita, a IDF estima que o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. O diabetes tipo 1 também tem, a cada ano, um aumento no número de casos registrados. Para auxiliar na prevenção e orientar sobre a doença, no Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, o curso de Farmácia da Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Rede de Farmácias São João realizam uma atividade.

Entre 9h30min e 16h30min, acadêmicos do curso, professores e farmacêuticos estarão na Praça do Teixeirinha, na esquina da Avenida Brasil com a Sete de Setembro, realizando ações de medição de glicose, aferição da pressão arterial e prestando orientações sobre medicamentos, diabetes e hipertensão. Toda a comunidade é convidada a prestigiar.

De acordo com dados da IDF, estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. Em países em desenvolvimento, essa estimativa chega a 80%. A cada ano, sete milhões de pessoas desenvolvem diabetes e 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes. A cada 10 segundos uma pessoa morre de causas relacionadas ao diabetes e a cada 10 segundos duas pessoas desenvolvem diabetes. É estimado que mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas pela retinopatia diabética, a maior causa de perda de visão de adultos em idade laboral (20 a 60 anos) em países com indústrias. Em média, pessoas com diabetes tipo 2 têm sua expectativa de vida diminuída em 5 a 10 anos em relação a pessoas sem diabetes, principalmente por causa de doenças cardiovasculares. Ainda, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no diabetes, respondendo por 50% das fatalidades e por muitas inaptidões. Por outro lado, também de acordo com a IDF, estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI