Saúde UPF
banner
Professor da Faculdade de Medicina de Harvard participa de atividades na UPF
13/11/2013 - 17:04

Professor da Faculdade de Medicina de Harvard participa de atividades na UPF


Foto: Divulgação UPF
Professor Piris, de Harvard (o quarto da direita para a esquerda) e os participantes da aula interagiram após a atividade

O 1º Simpósio de Melanoma do Planalto Médio, realizado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) no final do mês de outubro, contou com uma participação de um palestrante internacional. Atendendo ao convite do professor patologista Rubens Rodriguez, o evento recebeu o professor Adriano Piris, da Faculdade de Medicina de Harvard, Estados Unidos. A atividade aconteceu no dia 29, no Campus II.

Juntamente com os médicos passo-fundenses oncologista Rodrigo Ughini Villarroel e cirurgião oncológico Edison Luis Covatti, o convidado ministrou aulas no evento, que debateu sobre o melanoma, um tumor de pele de alta agressividade, mas que vem sendo melhor controlado com avanços no diagnóstico e tratamento.

De acordo com o professor Hugo Lisboa, que também acompanhou as atividades, Harvard é considerada uma das melhores escolas médicas do mundo. Ele ressalta que durante a sua participação, o professor Piris integrou uma das aulas do curso chamada Medical Biology, ou Biologia Médica, proferida na língua inglesa. Lisboa explica que nesta disciplina, um aluno é escolhido e prepara um artigo recente na literatura médica internacional e apresenta-o. As perguntas, discussão e conclusão são feitas em inglês não sendo permitido falar em português durante todo o período. “Esta disciplina foi idealizada pelo professor Fernando Fornari e por mim quando constatamos que a maioria dos congressos médicos acontece em inglês e que raramente se viam médicos brasileiros fazendo perguntas. Supomos que poderia ser por falta de treino naquela língua e decidimos deixar os alunos das ciências biomédicas mais aptos para poderem ter uma participação plena nestes eventos através deste treinamento”, esclareceu.

Na oportunidade foi discutido um caso publicado 11 de julho de 2013 no New England Journal of Medicine, revista médica de maior relevância no mundo, sobre melanoma metastático no qual um dos autores era o próprio professor Piris.

Esteve presente também o Dr. Aventino Agostini, patologista e filósofo, que contribuiu com sua larga experiência, além dos alunos da Liga de Patologia que auxiliaram na organização do evento. “Foi uma experiência de ensino interessante e o Dr. Piris declarou que os alunos estavam com um bo desempenho na língua, assim como nas questões médicas discutidas”, finalizou Lisboa.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI