Saúde UPF
banner
UPF tem projeto de pesquisa para desenvolvimento de vacinas aprovado
12/12/2013 - 16:43

UPF tem projeto de pesquisa para desenvolvimento de vacinas aprovado

Investimento será superior a R$ 626 mil e servirá para o desenvolvimento de vacinas, métodos de imunização e diagnóstico de doenças em suínos e pescados

Foto: Pedro Guterres/SCIT
Contrato foi assinado em Porto Alegre pelo reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, e o diretor da SCIT Gilmar Valadares

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Polo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Alimentos e Metalmecânica, teve projeto para o desenvolvimento de vacinas, métodos de imunização e diagnóstico de doenças em suínos e pescados aprovado. A pesquisa contará com o apoio de duas importantes universidades internacionais e terá um investimento total de R$ 626.519,80 entre os recursos do governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), e das contrapartidas das instituições envolvidas, a Universidade de Calgary (UofC), Canadá, e Universidade de León (ULE), Espanha, além da UPF.

O principal objetivo do estudo consiste no desenvolvimento de vacinas modernas e imunoestimulantes para a prevenção de doenças em suínos e pescados. Também é alvo de estudo, desenvolver métodos de diagnóstico moleculares e imunológicos capazes de detectar e quantificar microorganismos patogênicos dessas espécies animais de produção. Em suínos, o projeto contemplará estudos envolvendo alguns dos mais importantes patógenos bacterianos respiratórios, como: Haemophilus parasuis, Actinobacillus pleuropneumoniae e A. suis. Em peixes, serão desenvolvidos estudos especificamente com a bactéria Aeromonas hydrophila, e constarão da identificação do repertório de antígenos imunogênicos com potencial para o desenvolvimento de vacinas, além, de desenvolver novas metodologias de diagnóstico imunológico para análise de infecções em jundiás. Além do professor Dr. Rafael Frandoloso que coordena o projeto, o grupo é formado pelos pesquisadores Dr. Leonardo Gil Barcellos (UPF), Dr. Luiz Carlos Kreutz (UPF), Dr. Eraldo Lorenzo Zanella (UPF), Dra. Mirela Noro (Unipampa), Dr. Anthony Bernard Schryvers (UofC), Dr. Rong Hua Yu (UofC), Dr. César Bernardo Gutiérrez Martín (ULE) e Dr. Elías Fernando Rodríguez Ferri (ULE).

O contrato foi assinado em Porto Alegre pelo reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, e o diretor da SCIT, Gilmar Valadares. De acordo com o reitor, o estudo a ser desenvolvido referenda o fortalecimento da pesquisa na Instituição bem como as relações internacionais estabelecidas em diversas áreas. “O relacionamento com instituições de ensino estrangeiras é fundamental para a internacionalização da Universidade e fortalece sobremaneira o ensino em todos os âmbitos. Com a aprovação deste projeto ampliaremos nossa capacidade técnica em pesquisas nessa área”, avaliou.

Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Leonardo José Gil Barcellos, o cenário de produção científica internacionalizado é irreversível e a aprovação do projeto reafirma isso. “Pesquisa se faz com gestão consciente, disponibilidade de tempo, de um clima institucional favorável e de recursos. Precisamos capacitar cada vez mais recursos humanos para concorrer aos editais, que destinam os recursos”, enfatizou.

Edital
O edital laçado pela SCIT teve por objetivo apoiar projetos inovadores apresentados pelas unidades executoras dos polos tecnológicos que visassem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e buscassem qualificar as comunidades em que estão inseridos e impulsionar a competitividade por meio da inovação nos setores estratégicos, fortalecendo as cadeias produtivas locais.


Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI