Saúde UPF
banner
Grupos do Pró e Pet-Saúde reúnem-se para avaliar e planejar ações
19/12/2013 - 11:52

Grupos do Pró e Pet-Saúde reúnem-se para avaliar e planejar ações


Foto: Carla Vailatti
Atividade reuniu acadêmicos, professores e profissionais da saúde pública

Os integrantes dos programas Pró e Pet-Saúde, que envolvem a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Secretaria de Saúde de Passo Fundo e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, realizaram um encontro na segunda-feira, 16 de dezembro. Entre os principais objetivos da reunião destacaram-se a integração dos mais de 90 participantes e a reflexão sobre os trabalhos realizados e etapas que estão por vir. Fazem parte do Pró-Saúde II, Pet Saúde e Pet Redes acadêmicos bolsistas de 12 cursos de graduação, professores e profissionais da rede pública.

A vice-reitora de Graduação, Neusa Rocha, esteve presente e parabenizou os participantes pelo trabalho desenvolvido. “Por meio das apresentações de cada grupo foi possível perceber a dedicação e a importância de sua atuação junto à saúde pública. Os participantes não apenas contribuem para a qualificação da atenção básica de saúde, mas mostram que é possível fazer inter-relação entre ensino, serviço e comunidade, qualificando a formação e o atendimento oferecido à população”, afirmou.

A coordenadora do Pró e Pet Saúde na UPF, professora Carla Beatrice Gonçalves, propôs aos participantes discussões em pequenos grupos. “Essa atividade tem por objetivo fazer com que todos se conheçam e troquem experiências, compartilhando resultados, dificuldades e planejando o próximo ano”, explicou.

Além dos integrantes do Pró e Pet-Saúde, estiveram presentes a diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Jurema Schons, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

Pró e Pet-Saúde
Desde 2005, as ações de inserção da comunidade nas aulas práticas passaram a ser estimuladas, integradas e reformuladas pelos Ministérios da Saúde e Educação, por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde.  A iniciativa foi criada para viabilizar a implementação das diretrizes curriculares nacionais as diretrizes do Sistema Único de Saúde, que passaram a cobrar das IES a formação de profissionais da área da saúde em sintonia com as múltiplas realidades da população brasileira.

A UPF, junto com a Secretaria de Saúde de Passo Fundo e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, inscreveu projetos ao Pró-Saúde desde o primeiro edital, lançado em 2005, e desde então dá continuidade aos trabalhos, que viabilizam ações de ensino, pesquisa a extensão.

No andamento do Pró-Saúde, percebeu-se necessária uma estratégia para implementação das ações que envolvesse mais diretamente profissionais da saúde pública. Com esse objetivo, surgiu em 2009, o Programa Educação Para o Trabalho, o Pet-Saúde. A iniciativa propõe atuação em grupos tutoriais, em que são identificadas demandas e implementadas ações que atendam às necessidades de uma determinada região. Cada grupo Pet-Saúde é formado por tutor acadêmico, ou seja, um professor, preceptores que são profissionais da rede municipal e/ou estadual de saúde e estudantes.

A atuação dos grupos visa à melhoria da qualidade de vida da população, qualifica a atuação dos profissionais por meio de ações de formação e atualização e integra os alunos, proporcionando um aprendizado sólido e embasado nas reais necessidades de saúde da população.

 

Fotos do evento aqui.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI