Saúde UPF
banner
UPF realiza aula inaugural de cinco residências da área da saúde
07/03/2014 - 17:22

UPF realiza aula inaugural de cinco residências da área da saúde


Foto: Carla Vailatti
Residentes ingressantes e veteranos foram recebidos por representantes da instituição formadora e das executoras

Uma aula inaugural marcou o início das atividades das residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde da Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com hospitais e Secretaria Municipal da Saúde. A atividade ocorreu na tarde de quinta-feira, 06 de março, e reuniu residentes veteranos e ingressantes da Residência Integradora em Medicina Veterinária, das Residências Multiprofissionais Integrada em Saúde do Idoso, em Cardiologia, em Atenção ao Câncer e da Residência Profissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.

As residências em Atenção ao Câncer, em Cardiologia e em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, oferecidas por meio de parceria entre UPF, Hospital da Cidade (HC) e Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo, estreiam em 2014. Já as residências multiprofissionais integradas em Saúde do Idoso e em Atenção ao Câncer, ofertadas pela UPF, Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Secretaria de Saúde, receberam turmas em 2013 e 2014. A Residência Integradora em Medicina Veterinária, oferecida pela UPF e Hospital Veterinário, é consolidada e reconhecida nacionalmente. A novidade é que, a partir de 2014, as novas turmas passam a receber bolsa do Ministério da Saúde, assim como ocorre nos dos demais programas. A UPF atua como Instituição formadora, ao passo que às demais cabe a função executora.

A coordenadora da Pós-Graduação lato-sensu da UPF, Dirce Terezinha Tatsch, recebeu os residentes desejando um excelente ano de aprendizado e trabalho. “Esperamos cumprir com suas expectativas. É uma honra para a UPF contar com a parceria dos hospitais e oferecer cursos que contemplam as necessidades atuais”, afirmou. O foco dos cursos também foi destacado pela coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu) Siomara Regina Hahn. “À UPF, como Universidade comunitária, cabe trabalhar pela melhor qualidade de vida da população, que tem entre suas necessidades a demanda por profissionais qualificados na área da saúde”, explicou. Para a coordenadora, as residências exigem muita dedicação, mas, em troca, oferecem experiência e formação profissional únicas.

Também participaram da aula inaugural o representante do secretário municipal da Saúde de Passo Fundo Irajara Talamini, o representante administrativo do HC Dionísio Balvedi, a representante administrativa do HSVP Liege Silveira Dutra, a representante administrativa Hospital Veterinário da UPF Vania Carteli Rossetto, coordenadores de programas de residência, diretores de unidades, coordenadores de cursos de graduação, preceptores da Prefeitura Municipal, HC, HSVP e Hospital Veterinário, representantes do Conselho Municipal de Saúde e da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Após a abertura, os residentes dividiram-se em turmas e receberam as primeiras orientações de seus coordenadores.

Os programas de Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde objetivam proporcionar formação em serviço aos profissionais da área da saúde. Além de estarem em conformidade com os projetos pedagógicos da UPF, os programas consideram as necessidades locais e regionais e são desenvolvidos em consonância com as políticas e as diretrizes do Sistema Único de Saúde para a formação de recursos humanos nas áreas prioritárias de atendimento à população.


 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI