Saúde UPF
banner
Cartilha auxilia profissionais e pacientes sobre disponibilidade de medicamentos gratuitos
12/11/2014 - 17:01

Cartilha auxilia profissionais e pacientes sobre disponibilidade de medicamentos gratuitos

Mil exemplares do livreto serão distribuídos aos profissionais da rede básica de saúde e usuários

Foto: Alessandra Pasinato
Cartilha de Medicamentos foi apresentada durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde
Exibir em nova janela

A prática farmacêutica diária evidenciou uma demanda importante por informação sobre a disponibilidade de medicamentos gratuitos ou com valor de custo, disponibilizados pela rede básica de saúde. Mesmo com a relação dos medicamentos disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, a consulta ainda é relativamente baixa, tanto por parte dos pacientes, quanto dos prescritores.

Com foco nesta demanda, a equipe do PET-Saúde, projeto desenvolvido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo e 6ª Coordenadoria Regional de Saúde desenvolveu uma Cartilha de Medicamentos Disponíveis pelo SUS e pelo Programa Farmácia Popular do Brasil. O trabalho foi realizado como uma das ações do grupo PET-Gestão, pelas alunas bolsistas que fazem parte do projeto e atuam na Farmácia Municipal e foi apresentado oficialmente na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta terça-feira, dia 11 de novembro.

A acadêmica do curso de Psicologia, Laura Primmaz, há seis meses passou a integrar o grupo que há quase dois anos desenvolve o projeto, realizando pesquisas com usuários. Para ela, a experiência foi produtiva, principalmente porque mostrou a realidade vivida no SUS. “São vários medicamentos disponíveis, mas muitos não têm essa informação. A cartilha vai auxiliar tanto os profissionais quanto o usuário, pelo custo que muitos tem e que não sabem que pela Farmácia Popular podem retirar gratuitamente”, avalia.

Cartilha
Tutora do PET-Saúde, a professora Cristiane Barelli esclarece que a iniciativa reuniu bolsistas de diferentes cursos, como Farmácia, Serviço Social e Psicologia. “Durante a atuação no PET-Gestão, os bolsistas identificam demandas que podem ser trabalhadas e qualificadas por ações de ensino, pesquisa e extensão. Na questão dos medicamentos, se verificou que não havia nenhuma cartilha disponível e os acadêmicos tiveram a iniciativa desenvolver uma”, salienta. O desenvolvimento foi realizado pelas bolsistas e a impressão se deu através de recursos do Pró-Saúde.

A Cartilha de Medicamentos terá mil exemplares nesta primeira edição e será distribuída para prescritores, para a enfermeira da unidade básica de saúde e, além disso, o grupo fará um trabalho junto os hospitais da cidade que atendem pelo SUS, principalmente com os médicos preceptores dos residentes. Conforme o farmacêutico da secretaria municipal de Saúde, Mateus Mello, a relação de medicamentos oferecidos de forma gratuita está disponível em diferentes locais, porém, muitos prescritores desconhecem essa informação.

Ele explica que as listas foram agrupadas em uma cartilha em forma de livreto, para melhor manuseio pelo profissional prescritor e para fácil consulta ao paciente. “Vimos pacientes com dificuldade financeira comprando medicamentos que muitas vezes estavam disponíveis nas listas e, por desconhecimento do paciente e do profissional, acabavam comprando medicamentos. Pensamos em agrupar essas listas e disponibilizá-las para os profissionais prescritores principalmente médicos e dentistas da rede básica e da rede privada do município”, finaliza.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI