Saúde UPF
banner
Preparativos para o II Acampamento da Criança com Diabetes iniciam nesta quinta-feira, dia 13
12/11/2014 - 18:20

Preparativos para o II Acampamento da Criança com Diabetes iniciam nesta quinta-feira, dia 13

Atividades seguem até domingo, 16/11, reunindo cerca de 30 crianças no Campus I da UPF

Com a proposta de promover o autocuidado e o aprendizado através de brincadeiras, cerca de 30 crianças participam neste final de semana do II Acampamento da Criança com Diabetes. Desde a montagem das barracas à execução de uma série de atividades propostas, o acampamento tem o maior ensinamento no enfretamento ao diabetes e o aprendizado conquistado pelos participantes. As atividades iniciam nesta quinta-feira, dia 13 e seguem até domingo, dia 16 de novembro, incorporando uma data importante: o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. O proponente da ação é o Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc), vinculado à Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), e que conta com a colaboração de entidades como o Lions Clube de Passo Fundo e Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Conforme a coordenadora geral do Acampamento, professora Marisa Cervi, além das crianças participantes no evento, são mais de 30 acompanhantes e 80 colaboradores envolvidos na realização das atividades, entre acadêmicos de 13 cursos da UPF e profissionais da área da saúde. “Nossa primeira experiência já foi muito boa, a expectativa é que tenhamos aprendido e agora possamos realizar uma atividade ainda melhor. Nossa intenção é que eles possam formar um grupo de amigos e, principalmente, que desenvolvam autonomia, que conheçam a doença e possam ter autocuidado”, evidencia.

A professora Cristiane Barelli, que também auxilia na coordenação, ressalta que os acadêmicos estão trabalhando ativamente, preparando as atividades e a logística do Acampamento. “Fizemos contato com as famílias e a maioria se fará presente ainda na primeira noite. Teremos crianças de várias cidades da região”, observa. As atividades acontecem no Campus I da UPF.

Programação
Nesta quinta-feira, dia 13 de setembro, às 14h inicia a montagem das barracas, com auxílio do Grupo de Escoteiros Maragato. A recepção às crianças inicia às 18h e a abertura oficial será na sexta-feira, dia 14 de setembro, às 8h. Antes da abertura, haverá coleta de exames e café da manhã, com entrega de camisetas e materiais do Acampamento. As atividades com as crianças iniciam com uma oficina de Nutrição e orientação sobre contagem de carboidratos. Enquanto isso, os pais acompanhantes serão recepcionados pelo curso de Estética e Cosmética.

A programação com as crianças inscritas ainda inclui espaços de orientação sobre aplicação de insulina, atividades lúdicas, brincadeiras, visita e piquenique com os pais no Zoológico da UPF, confecção de brinquedos, oficinas de jogos, natação e atividades radicais. Aos pais que acompanham a atividade, serão oferecidas oficinas sobre nutrição, orientação odontológica, roda de conversa e chimarrão com profissionais da saúde e troca de experiências.

Corrida para vencer o Diabetes
Para o domingo, dia 16 de novembro, todos os envolvidos vão participar da 1ª Corrida para vencer o Diabetes, promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP). Na oportunidade, pais e crianças farão caminhada de 1,5 km, sensibilizando para o cuidado com a diabetes e conscientizando os próprios participantes sobre a prevenção e manutenção da qualidade de vida. São esperadas mais de mil pessoas para a atividade.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI