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Pró-Saúde I
O PRÓ-Saúde I, teve duração de um ano com o primeiro edital do projeto aprovado e iniciado em março de 2009 até março de 2010, que estendeu-se, por mais dois anos, até março de 2012 com o segundo edital, em Passo Fundo/RS, sob a coordenação de Adroaldo Baseggio Mallmann do grupo de trabalho formado por: Aline Baseggio Tagliari, Ana Roberta Ceratti, Analine Fernandes, Carlos Bastos, Cristiane Barelli, Evania Luiza de Araújo, José Ivo Schurer, Lucas Pavin Duarte, Luiz Artur Rosa Filho e Márcia Schneider. Possui o intuito de fomentar a busca de aprendizagens e da produção/socialização de conhecimentos na atenção básica à saúde, prioritariamente na Estratégia Saúde da Família (ESF), por meio de grupos de aprendizagem tutorial articulando a educação permanente de docentes e profissionais da saúde, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Os trabalhos foram realizados em cenários de prática integrados a rede básica de saúde, caracterizadas por contextos de Atenção à saúde com a Estratégia de Saúde da Família.

O PRÓ-Saúde I, iniciou-se com o PET-Saúde organizado pelos cursos de enfermagem, farmácia, medicina e odontologia, contando com 04 tutores, 24 preceptores e 48 bolsistas acadêmicos, além de 72 acadêmicos não bolsistas, abrangendo 148 participantes diretos. Os alunos desenvolveram atividades acadêmicas nas unidades de saúde e/ou comunidade adstrita durante oito horas semanais, supervisionadas pelos tutores/preceptores, podendo ocorrer simultaneamente às disciplinas curriculares do semestre. Além destas atividades, foram realizados momentos extra-classe para a elaboração de projetos de pesquisas e ações de extensão, incluindo a redação de artigos, desenvolvimento de protocolos, de materiais educativos e de participação em reuniões para planejamento e avaliação. Quanto à capacitação e atualização pedagógica dos tutores e preceptores, foi desenvolvido um programa de formação semi-presencial, abrangendo metodologias ativas de aprendizagem e avaliação formativa e que atenda os objetivos deste projeto.

O trabalho foi realizado em cenários de prática integrados a rede básica de saúde, caracterizadas por contextos de Atenção à saúde com a Estratégia de Saúde da Família.

O projeto estrutura-se em três grandes eixos:
- qualificação das atividades de Gestão, Ensino e Aprendizagem na comunidade com ESF;
- desenvolvimento de pesquisas científicas nos cenários de prática de ESF, com envolvimento de tutores, preceptores, alunos e demais participantes do projeto;
- desenvolvimento de intervenções educativas individuais e/ou coletivas (extensão) de caráter formativo (vivências e educação permanente) e informativo (palestras, oficinas e elaboração de materiais instrucionais variados).
 
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