Saúde UPF
banner
Pró-Saúde II
O PRÓ-Saúde II é um projeto que busca desenvolver ações que possibilitem consolidar a reorientação da formação profissional nos cursos da área da saúde da Universidade de Passo Fundo, ampliando a integração ensino-serviço, a busca pela integralidade e a qualidade da atenção à saúde, bem como o trabalho em equipe multidisciplinar e multiprofissional, através da articulação entre a instituição formadora e a rede municipal de saúde. A coordenação do PRÓ-Saúde, pela parte correspondente à Universidade de Passo Fundo, é realizada por Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, enquanto que por parte da Secretaria Municipal da Saúde, é realizada por Mara Salete Pitan Dill.

Projeto desenvolvido com ênfase em grandes metas:
- Integração dos cursos da área da saúde na UPF e com o serviço municipal de saúde;
- Organização do ensino-serviço através de equipes de saúde;
- Criação de núcleo para produção de conhecimentos e tecnologias para Atenção Básica.

Com esta organização a UPF pretende desenvolver os eixos propostos pelo Pró-Saúde ampliado: Eixos A - orientação teórica - sob a coordenação de Daniela Jorge Corralo, B - cenários de prática - sob a coordenação de Liamara Wibellinger e C - orientação pedagógica - sob a coordenação de Mônica Krahl e Evânia Luiza de Araújo. Com a participação dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária, o curso de Medicina (já contemplado em 2006), articulados com a rede municipal de serviço de saúde.

Todos os cursos de graduação em saúde da UPF pretendem desenvolver um perfil do egresso com ênfase nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Assim, o egresso deve caracterizar-se como um profissional da saúde, generalista, com postura ética, visão humanística e crítica reflexiva, senso de responsabilidade social e cidadania.

Historicamente os cursos trabalharam de forma individualizada e as equipes de saúde na rede pública, se constituem, ainda hoje, apenas após os estudos acadêmicos, por força da necessidade de trabalho. Com as Diretrizes Curriculares Nacionais o estágio atual dos cursos da área da saúde na UPF ainda é indefinido. Questionamos sobre como garantir a mudança na formação profissional com um trabalho coletivo, integrado com o ensino-serviço, atuação em equipes desde o início dos cursos? A Atenção Básica em saúde é o monte desafiador de um novo tempo que inclui informação virtual, diferentes linguagens, conhecimentos complexos, provisórios, relativos e imprevisíveis, em que o novo está sempre nascendo.

O Pro-Saúde ampliado é, portanto, de absoluta relevância para a mudança nas ações de saúde no município de Passo Fundo/RS.
 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI