Saúde UPF
banner
Pró/Pet-Saúde
A Universidade de Passo Fundo, no município de Passo Fundo - RS, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde de Passo Fundo e Erechim e 6ª CRS, propõe a participação no PRÓ-SAÚDE articulado ao PET-SAÚDE/2012, contemplando, de forma articulada suas ações, considerando o planejamento da saúde segundo as Regiões de Saúde e as Redes de Atenção à Saúde. A integração  envolve planejamento e execução de ações e serviços de saúde com garantia da integralidade do cuidado, responsabilização na atenção contínua e integral, pelo cuidado multiprofissional, compartilhamento de objetivos e compromissos com os resultados sanitários de qualidade, buscando alcançar melhores resultados em saúde. Atuando no programa PRÓ-SAÚDE (1º edital) esta IES/SMS/PF foi contemplada com o PRÓ-SAÚDE II, PET-SAÚDE ESF (2008 - 4 grupos e 2010/2011 - 7 grupos), VIGILÂNCIA (3 grupos) e SAÚDE MENTAL (1 grupo), visa a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, ampliando as ações, incluindo o município de Erechim e a 6ª CRS.
A docência passa a exigir qualificação de mestrado e doutorado. Linhas de pesquisa envolvem aspectos sociais, epidemiológicos, clínicos e de organização dos serviços de saúde, buscando integração ensino-serviço e aprofundamento das políticas, diretrizes e necessidades do SUS. A mudança foi alavancada pela participação nos Projetos do MS/MEC-PRO/SAÚDE/PET/SAÚDE. O estágio atual das mudanças é o nível II. Os seguintes cursos integram este projeto: enfermagem, odontologia, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, medicina, medicina veterinária, ciências biológicas e serviço social.
A SMS de Passo Fundo, em gestão plena da atenção básica, atende a população urbana e rural em uma infraestrutura com: 01 Posto de Atendimento Médico/PAM; 05 Centros de Atenção Integral à Saúde/CAIS; 20 UBS e 21 ESF; CAPS II, CAPS AD, Ambulatório DST/Aids, Ambulatório de Tuberculose/Hanseníase e Pronto Atendimento Pediátrico. No nível terciário possui 06 Hospitais sendo dois Hospitais de ensino.
Sob a coordenação de Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, o PRÓ/PETSAÚDE, conveniados a partir de 2006 IES/SMS/PF, em andamento, os objetivos são: Consolidar o deslocamento do eixo da formação em saúde centrada na assistência individual por processo sintonizado com as necessidades de saúde da população; Atuar em todos os níveis de complexidade do Sistema; Integrar profissionais que atuam no ensino-serviço e gestão, à comunidade, às entidades e outros setores da sociedade civil; Atentar à evolução do conhecimento, à mudança do processo de trabalho em saúde, às transformações nos aspectos demográficos e epidemiológicos, buscando equilíbrio entre a excelência técnica e a relevância social; Indissociabilidade entre ensino–pesquisa–extensão pela integração das atividades desenvolvidas à formação técnica e cidadã do estudante, pela produção e difusão de novos conhecimentos e metodologias; Reorientar pesquisas em saúde às necessidades da comunidade, organização e financiamento dos serviços incorporando novas tecnologias com monitoramento da resolubilidade da atenção e aperfeiçoamento do pós-graduação.
A necessidade da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho, em andamento na IES/SMS/PF, pretende prosseguir desenvolvendo o PRÓ-SAÚDE e PET-SAÚDE/MS/MEC consolidando a reorientação da formação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino-aprendizagem e de prestação de serviços de saúde à população. A experiência em fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público qualifica o trabalho, a iniciação ao trabalho e a formação de estudantes da área da saúde, com qualificação da atenção, de acordo com as necessidades dos serviços, fonte de produção de conhecimento e pesquisa na IES.
O PRÓ-SAÚDE/PET-SAÚDE será acompanhado pelo Núcleo de Projetos Especiais (NUPE) criado na VRGRAD/UPF que apóia o NIAS, NEPP e ainda a CGL/NECAAB, CMS, CIES/6ªCRS, GT que envolvem componentes dos serviços. Participação efetiva dos cursos de graduação em saúde-UPF nas esferas de gestão e controle social do SUS-SMS/PF. Relação sistemática com a comunidade, promovendo a troca de experiências em processo crítico e de mútua aprendizagem.
 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI