Saúde UPF
banner
PET Vigilância em Saúde

O PET-Saúde - Vigilância em Saúde - é um projeto aprovado e iniciado em junho de 2010 até junho de 2012, sob a coordenação da professora Marlene Doring, em Passo Fundo/RS. Possui o intuito de fomentar a busca de aprendizagem e da produção/socialização de conhecimentos no âmbito da Vigilância em Saúde, por meio de grupos de aprendizagem tutorial, articulando a pesquisa e a educação permanente de docentes e profissionais da saúde, bem como a iniciação ao trabalho, estágios e vivências, dirigidos aos estudantes de graduação em ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos à saúde como espaço de articulação de conhecimentos e técnicas, tendo as necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Participam do PET-Saúde - Vigilância em Saúde, profissionais, acadêmicos e professores dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, ciências biológicas e terapia ocupacional. Os alunos desenvolvem as atividades acadêmicas junto aos serviços e/ou comunidade durante oito horas semanais, orientadas e supervisionadas pelos preceptores/tutores. Quanto à capacitação e atualização pedagógica dos tutores, preceptores e alunos, desenvolveu-se em 2010 e 2011 encontros sistemáticos, com base em metodologias ativas de aprendizagem, numa trajetória sustentada pela ação, reflexão e ação.

Conceitualmente esta proposta abrange competências político-gerenciais, pedagógicas/educacionais e do cuidado à saúde, entendendo-se aqui competências como “o quê” o profissional (estudantes, preceptores e tutores) deve saber e ser capaz de fazer para exercer sua prática nos diferentes cenários e contextos (Fiocruz, 2005). Este referencial integra-se ao delineamento que estrutura os projetos PRÓ-SAÚDE I, II e o projeto PET-Saúde ESF que envolve a IES/UPF, a SMS-PF e a 6ª CRS, implementados e consolidados em Passo Fundo/RS desde 2006.

Para sua operacionalização pretendeu-se trabalhar a partir de três eixos: I) qualificação das atividades de ensino e aprendizagem; II) desenvolvimento de pesquisas científicas nos cenários de prática da Vigilância em Saúde; III) desenvolvimento de intervenções educativas individuais e/ou coletivas (extensão) de caráter formativo (vivências e educação permanente) e     informativo (palestras, oficinas e elaboração de materiais instrucionais).

A proposta de metodologia envolve uma dinâmica de trabalho em que tutores, preceptores e estudantes discutem e planejam as ações que devem acontecer num determinado período no local onde estão alocados. O trabalho de ensino, pesquisa e extensão é programado para que, seqüencialmente, todos os participantes daquele local realizem atividades coletivas e integradas, dividindo-se as tarefas em grupos de forma a permitir que todos transitem por todos os processos de trabalho das vigilâncias desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão.

As ações são monitoradas pelo tutor por meio de reuniões sistemáticas e seminários com troca de experiências em vários níveis: pequenos grupos (cada tutor com seu grupo de trabalho), e grandes grupos (todos os participantes). Os eventos coletivos sinalizam sobre os trabalhos que podem ser publicados e integrados no calendário da Universidade e/ou Boletim epidemiológico do município: semanas acadêmicas; mostra de extensão; mostra de Iniciação científica; eventos do PET Saúde ESF; PET Saúde VS; Pró-Saúde, congressos, jornadas, Conferências de Saúde, campanhas e outros.

Pesquisas relacionadas ao projeto:
- Perfil da mortalidade infantil em Passo Fundo/RS: do cuidado perinatal à cultura preventiva
- Avaliação da qualidade no preenchimento da declaração de óbito no município de Passo Fundo/RS
- Análise da distribuição geográfica da tuberculose no município de Passo Fundo/RS
- Análise exploratória dos óbitos por causas externas e sua distribuição geográfica na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde
- Situação epidemiológica da hepatite B nos municípios pertencentes a uma Coordenadoria Regional de Saúde

 

Seminário Integrador Pró-saúde II/PET-Saúde – Tema abordado: Vigilância em Saúde. 2010

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI