Saúde UPF
banner
Pró-Saúde e PET Saúde planejam ações integradas

02/09/2009

Estratégias e ações integradas dos Programas de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde I e II, e do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET Saúde, foram temas do I Encontro Local de Projetos da Área da Saúde. A reunião entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no último dia 31 de agosto, no auditório da Biblioteca Central da UPF. Estiveram presentes os coordenadores dos programas, os grupos de trabalho, professores da UPF e servidores municipais. A periodicidade destes encontros será mensal.

Os participantes propuseram formas de desenvolver ações integradas entre os programas: o Pró-Saúde I é coordenado pelo professor da UPF, Adroaldo Mallman, e pelo secretário municipal de Saúde, Alberi Grando, tendo sido aprovado em 2005, e envolvendo o curso de Medicina; já o Pró-Saúde II é coordenado pela professora da UPF, Carla Gonçalves, e pelo farmacêutico da Prefeitura, André Meira, tendo sido aprovado em 2008 e envolvendo 11 cursos na área da saúde: Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Medicina e Serviço Social; o PET-Saúde é coordenado pela professora da UPF Evânia de Araújo, e pela enfermeira Jaceline Silva.

Além das formas de desenvolver as ações integradas, foi definida uma agenda de trabalho e a divisão de tarefas. A Vice-reitoria de Graduação da UPF, representada no encontro pela vice-reitora Eliane Lucia Colussi, ficou encarregada de convocar uma reunião entre os coordenadores dos cursos vinculados à saúde para a criação de um núcleo de integração dessas áreas. Já o município vai trabalhar no sentido de determinar um espaço de discussão para que os profissionais possam formalizar essa integração ensino-serviço.

Os programas

O Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde I e II, é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação que visa incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população. Lançado em 2005, o Pró-Saúde está integrando as escolas ao serviço público e, para isso, reúne instituições de ensino superior.

O PET-Saúde é uma iniciativa da qual integram 149 pessoas, entre elas, professores da UPF de quatro diferentes cursos e funcionários da rede pública de saúde do município de Passo Fundo. O programa é mantido pelo Ministério da saúde, através do CNPq e visa atender a necessidade de uma nova visão sobre a questão saúde-doença, educando permanentemente docentes e profissionais. O PET-Saúde iniciou no mês de abril de 2009 e suas ações devem durar cerca de um ano.

Esses projetos foram submetidos via edital nacional e aprovados pelo Ministério da Saúde. A UPF é uma das poucas instituições brasileiras que recebem as principais linhas de fomento para a formação dos profissionais da área da saúde, visando atender as necessidades sociais.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI