Saúde UPF
banner
UPF realiza Seminário do Pró-Saúde e PET-Saúde

02/08/2011

Trocar experiências e discutir estratégias em saúde estão entre os objetivos do Seminário Local do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) - projetos executados em parceria entre a UPF com a Secretaria Municipal da Saúde.

O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, no auditório da Faculdade de Medicina, no Campus II, com início às 8h. Durante o seminário serão apresentadas as ações do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde.
A programação contempla ainda a exposição sobre experiências exitosas e das dificuldades vivenciadas pelos projetos; debate sobre as estratégias de implementação e consolidação da Comissão Gestora de Acompanhamento Local e do desenvolvimento das atividades, em especial da articulação das ações e programas das instituições.

Visita

O seminário integra a programação da visita da Comissão Assessora do Pró-Saúde e PET-Saúde que tem como objetivo promover o alinhamento das ações dos projetos às políticas prioritárias do Ministério da Saúde, com destaque para os projetos Cegonha, Urgência e Emergência e Combate ao Uso e Abuso do Crack e outras Drogas.

O evento é aberto à participação dos docentes, estudantes, gestor municipal da saúde e representantes do serviço, Conselho Municipal de Saúde e representantes dos outros projetos, da Comissão Integração Ensino-Serviço no Estado e coordenadores das Residências Médicas dos hospitais da cidade.

O que são os programas

O Pró-Saúde é uma ação dos ministérios da Saúde e da Educação que visa a incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população. Lançado em 2005, o Pró-Saúde está integrando as escolas ao serviço público e, para isso, reúne instituições de ensino superior. UPF e Secretaria Municipal de Saúde contam com dois programas em andamento em Passo Fundo, envolvendo os diferentes cursos da área da saúde.

Já o PET-Saúde é uma iniciativa que integra professores e acadêmicos dos diferentes cursos da área da saúde, juntamente com funcionários da rede pública de saúde. É mantido pelo Ministério da Saúde e busca atender a necessidade de uma nova visão sobre a questão saúde-doença, educando permanentemente docentes e profissionais. O PET-Saúde iniciou em abril de 2009 e está dividido em três projetos: Pet-Saúde Estratégia de Saúde da Família, Pet-Saúde Vigilância em Saúde e Pet-Saúde Saúde Mental.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI