Saúde UPF
banner
Comissão do Pró-Saúde acompanha ações em Passo Fundo

22/10/2009

Uma Comissão Assessora do Programa Pró-Saúde, vinculado ao Ministério da Saúde, está em Passo Fundo acompanhando o desenvolvimento das atividades da iniciativa. Na noite desta quarta-feira, dia 21 de outubro, o coordenador Nacional do Pró-Saúde Geraldo Cunha Cury e a membro da Comissão de Avaliação do Pró-Saúde Eliane Queiroz estiveram na Universidade de Passo Fundo (UPF), participando de uma reunião de trabalho com docentes, coordenadores, diretores, Reitoria e representantes da Secretaria Municipal da Saúde sobre o programa.

Para a vice-reitora de Graduação da UPF Eliane Lucia Colussi a experiência no Pró-Saúde I, que focalizou especialmente o curso de Medicina, garante a ampliação da atuação para todos os cursos da área da saúde da Universidade com o Pró-Saúde II. “Para os alunos e os professores desses cursos de graduação é fundamental, pois qualifica e aprimora, além de colocá-los em contato com as demandas da sociedade, especialmente da saúde básica. Temos certeza, mesmo estando em processo de implantação do projeto, que o ganho em qualidade e aprimoramento será muito grande para todos”, pontuou a vice-reitora de Graduação.

Segundo a diretora do Instituto de Ciências Biológicas Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, coordenadora do Pró-Saúde II pela UPF, a partir de março as atividades práticas, integrando o ensino e o serviço, além de proporcionar uma formação acadêmica que atenda as necessidades da comunidade, serão colocadas em funcionamento. “Para a comunidade, essa parceria entre Universidade e Município com certeza qualificará a atenção à saúde da nossa população. Além disso, existe um aporte de recurso que vai possibilitar a qualificação dos espaços onde se faz o atendimento”, destacou Carla Beatrice.

Para o secretário Municipal da Saúde Alberi Grando é necessário uma mudança na formação acadêmica voltada mais ao atendimento à comunidade. “Com essa proposta nova, já tirando o aluno desde cedo dos bancos escolares, fazendo com que ele trabalhe direto no serviço, com certeza ele terá uma formação melhor e será ainda mais importante para a sociedade”, garantiu Grando.

De acordo com o coordenador Nacional do Programa Pró-Saúde Geraldo Cunha Cury Passo Fundo está desenvolvendo um trabalho exemplar. “É sempre um prazer estar aqui vendo o belo trabalho que a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade estão fazendo na saúde do município. Tivemos a oportunidade de visitar a Unidade de Saúde da Lava Pés e realmente nos impressionou o trabalho. Estive lá há alguns anos e percebi que as ações não se limitam ao centro de saúde. Casas foram refeitas, mostrando que saúde não está somente no posto de atendimento, mas sim onde a pessoa mora, onde a pessoa trabalha e quais as condições que ela tem de vida”, frisou Cury.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI