Saúde UPF
banner
PSF Vila Mattos recebe R$ 35 mil em equipamentos pelo Pró-Saúde

28/04/2010

O Programa de Saúde da Família da Vila Mattos recebeu nesta quarta-feira (28), um total de R$ 35 mil em equipamentos de informática, mobiliários e livros. Os benefícios foram obtidos com recursos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde. A solenidade de entrega dos equipamentos aconteceu nas instalações do PSF e contou com a presença de profissionais da saúde que atuam naquela comunidade, representantes da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Prefeitura Municipal, duas instituições responsáveis por manter o programa em Passo Fundo.

Na opinião do diretor da Faculdade de Medicina da UPF, professor Luiz Carlos Manzatto, o Pró-Saúde é importante por proporcionar aos alunos serem inseridos em trabalhos práticos. “Os alunos devem conhecer, aprender, fazer o diagnóstico e a prevenção principalmente na área básica. Para isso eles precisam de uma estrutura física que sirva tanto para a assistência quanto para a academia. Esse espaço deve ser um pouco mais amplo, ser equipado tanto em nível de livros, informática e um material que eles possam usar para fazer um bom atendimento assistencial. Esse diferencial fará com que os estudantes realizem um bom atendimento” destacou, enfatizando que o programa beneficia o município, a população e os próprios alunos.

Segundo o secretário de Saúde Alberi Grando, o convênio firmado entre UPF e Prefeitura traz benefícios para os profissionais da saúde e para os acadêmicos de Medicina. “Esse convênio já trouxe conseqüências boas e deve continuar trazendo. Estamos entregando hoje, na unidade básica da Vila Mattos, equipamentos que vão melhorar o atendimento profissional e o atendimento às pessoas que vem em busca de tratamentos nessa unidade” explicou o secretário, ao salientar ainda que o convênio trará futuramente mais melhorias para a área da saúde.

Para o profissional médico que está à frente do atendimento no PSF da Vila Mattos, Cláudio Amaral da Silva, os equipamentos vão beneficiar a todos os envolvidos. “Nossa área de atendimento engloba cerca de 3,5 mil pessoas de todas as faixas etárias. Com essas doações do Pró-Saúde, todos tem a ganhar: nós profissionais, os acadêmicos, e conseqüentemente a população, porque através do material recebido faremos melhores diagnósticos e o melhor tratamento desses pacientes” concluiu.

O Pró-Saúde é uma ação dos ministérios da Saúde e Educação que visa incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população. Lançado em 2005, o Pró-Saúde está integrando as escolas ao serviço público e, para isso, reúne instituições de ensino superior.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI