Saúde UPF
banner
Premiação nacional destaca equipe de Saúde da Família Lava Pés

01/12/2010

Ações no local são desenvolvidas pela UPF e Prefeitura, por meio dos programas Pró-Saúde e Pet-Saúde.

O trabalho e a dedicação da equipe de Saúde da Família Lava Pés nas ações do Pró-Saúde e Pet-Saúde da Família, programas dos Ministérios da Saúde e Educação desenvolvidos localmente em parceria entre Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura Municipal, rendeu uma premiação nacional a Passo Fundo. Uma Menção Honrosa foi entregue na tarde de terça-feira, 30 de novembro, a todos os gestores, profissionais e estudantes envolvidos com o trabalho. A solenidade de premiação aconteceu na Sala dos Conselhos da UPF e contou com a presença do coordenador nacional do Programa Pró-Saúde Geraldo Cunha Cury.

O Programa de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, é uma ação que visa incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços de saúde à população, envolvendo instituições de ensino superior e serviço público. Desde a sua criação, em 2005, a UPF e a Secretaria de Saúde de Passo Fundo já receberam recursos referentes a dois editais, o Pró-Saúde I (envolvendo o curso de Medicina) e o Pró-Saúde 2, envolvendo demais cursos da área da saúde da UPF. As instituições também participaram de editais do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e receberam verba para fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial nas áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde. Atualmente, a Estratégia de Saúde da Família Lava Pés (ESF Lava Pés) conta com mais de sete mil pessoas cadastradas no ambulatório, situado na rua Lava Pés 3050, Vila União. O local oferece à população consultas nas áreas médica, odontológica e de enfermagem, além de proporcionar atividades na área da saúde preventiva.

Cury foi o portador da boa notícia e explicou os motivos pelos quais a ESF Lava Pés conquistou a admiração dos avaliadores. “Observamos projetos em todo o Brasil e nos chamou especial atenção a Unidade Básica de Saúde Lava Pés, onde verificamos uma integração exemplar e impressionante entre medicina, enfermagem e odontologia, juntamente com os estudantes e profissionais técnicos da unidade”, explicou. De acordo com ele, a intenção principal do governo com o desenvolvimento do Pró-Saúde é poder prestar uma melhor assistência em saúde para a população brasileira. “Passo Fundo está de parabéns pelo trabalho. Esperamos que a premiação estimule as equipes a um esforço conjunto em busca daquilo que é nossa obrigação, a saúde da população”, considerou.

O reitor José Carlos Carles de Souza recebeu a Menção Honrosa em nome da UPF, instituição que desde o início se interessou e realizou ações práticas para integrar o Pró-Saúde. “Quero dividir esse prêmio com todos os que foram agraciados e enfatizo que, sendo uma universidade comunitária, essa é a nossa missão: chegar à sociedade, alcançar os nossos préstimos a quem necessita”, afirmou. Na opinião do reitor, os programas implantados em Passo Fundo têm alcançado os objetivos a que foram propostos. “É uma proposta multidisciplinar, envolvendo várias áreas e cursos da saúde, juntamente com o serviço público, e que beneficia a população”, pontuou, agradecendo a homenagem.

O diretor da Faculdade de Medicina Adroaldo Malmann relembrou a história de participação e elaboração dos projetos, que segundo ele, quando implantados, alavancaram relação ímpar e facilitaram o processo de integração do ensino-serviço-comunidade. “Esses programas são importantes porque a população ganha, mas a academia ganha também, porque temos o ensino incluso na sociedade”, disse Malmann. Segundo ele, a Faculdade de Medicina pode ser dividida em antes e após o Pró-Saúde. “A diferença acontece não somente no sentido pedagógico, do envolvimento dos nossos alunos, mas também porque muitos materiais chegaram à Universidade, ao município. Junto a isso, os programas trouxeram a pesquisa na atenção básica em saúde, sendo que hoje temos 23 projetos em andamento. A premiação é fruto de trabalho sério”, justificou.

O secretário de Saúde Alberi Grando salientou a decisão acertada em apostar no Pró-Saúde. “Hoje vejo que Passo Fundo cresceu em termos de saúde no momento em que houve essa interação de fato entre a academia e o serviço. A grande beneficiada com o trabalho é a população”, comentou. Para Grando, a premiação coroa o grande esforço feito em parceria entre Prefeitura e UPF.

A solenidade de premiação contou com a participação dos vice-reitores de Graduação Neusa Rocha; de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos; de Extensão e Assuntos Comunitários Lorena Consalter Geib; e Administrativo Agenor Meira Júnior; além do vereador Rui Lorenzatto, dos profissionais da saúde e estudantes envolvidos no trabalho da ESF Lava Pés.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI