Saúde UPF
banner
Pet-Saúde realiza seminário de atualização

Projeto integra acadêmicos da área da saúde com a realidade local

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - Pet-Saúde, implantado em Passo Fundo por meio de parceira entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na noite de terça-feira (31/05), um seminário de atualização com o tema “A práxis do preceptor”. A atividade foi realizada no Campus II da UPF, e reuniu os preceptores, como são denominados os profissionais da área da saúde que participam do projeto.

O encontro teve por objetivo compartilhar experiências sobre as práticas que vem sendo adotadas, no intuito de aprimorar o trabalho. Participam hoje do Pet-Saúde em torno de 120 pessoas: 42 preceptores, 84 estudantes, que são acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia e Odontologia da UPF, além de voluntários.

Conforme a coordenadora do projeto em Passo Fundo, a professora Evania Luiza de Araújo, a atividade também serviu para integrar novos participantes, uma vez que o projeto foi ampliado. “Em razão do excelente desempenho que temos obtido, o Ministério da Saúde nos contemplou com mais um grupo, passando de seis para sete, o que amplia a responsabilidade das instituições conveniadas”, explicou. Os sete grupos atuam divididos em 16 equipes de estratégias, que realizam atualmente uma pesquisa que resultará em um diagnóstico da saúde pública de Passo Fundo, apontando demandas.

Luís Artur Rosa Filho, professor da Faculdade de Medicina e médico da Estratégia da Saúde da Família do bairro Zachia considera o projeto com um momento de integração entre a academia e a rede pública de saúde. “Trata-se um esforço para integrar teoria e prática. A universidade tem a preocupação de que os acadêmicos estejam inseridos na comunidade. Este programa propicia que profissionais e alunos pensem juntos e apliquem juntos essas ideias”, considerou.

PET-Saúde

As ações desenvolvidas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde - buscam o fortalecimento de áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde – SUS. O Programa tem como pressuposto a educação pelo trabalho e disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde, sendo uma das estratégias do Pró-Saúde, em implementação no país desde 2005. O Pet-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI