Saúde UPF
banner
Seminário Local dos Programas Pró-Saúde e Pet-Saúde avalia e projeta trabalhos

05/08/2011

Mesmo com a manhã fria dessa sexta-feira (05/08), dezenas de alunos, professores, coordenadores e autoridades da área da saúde estiveram reunidos no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF) para trocar experiências e discutir estratégias avaliando o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde I e II) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) - projetos executados em parceria entre a UPF e a Secretaria Municipal da Saúde.

O seminário aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina e contou com a presença de dois representantes do Ministério da Saúde, Geraldo Cunha Cury e Elaine Assis; das vice-reitoras de Graduação da UPF Neusa Maria Henriques Rocha, e de Extensão e Assuntos Comunitários Lorena Teresinha Geib; do secretário Municipal de Saúde Jairo Caovilla; do coordenador Regional de Saúde, Alberi Grando e do diretor da Faculdade de Medicina Adroaldo Malmann.

Durante o seminário foram apresentadas as ações do Departamento de Gestão da Educação na Saúde e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. A programação contemplou ainda uma exposição sobre experiências exitosas e dificuldades vivenciadas pelos integrantes dos projetos, e debate sobre as estratégias de implementação e consolidação da Comissão Gestora de Acompanhamento Local e do desenvolvimento das atividades, em especial da articulação das ações e programas das instituições.

O seminário fez parte da programação de visita da Comissão Assessora do Pró-Saúde e PET-Saúde, que visa a promover o alinhamento das ações dos projetos às políticas prioritárias do Ministério da Saúde.

Na opinião da vice-reitora de Graduação Neusa Rocha, o encontro com os representantes do Ministério da Saúde foi bastante produtivo. “A visita reforça o objetivo principal desses programas, que é de reorientar a formação dos profissionais da área da saúde, sendo igualmente bom para os nossos acadêmicos que estão em formação. É fundamental a interação entre os profissionais das diversas áreas da saúde, proporcionada pelos programas e, além disso, esse encontro nos oportuniza conhecer as políticas prioritárias do Ministério da Saúde”, destacou. Ainda de acordo com a vice-reitora, a troca de experiências obtidas em eventos desta natureza e o contato com a realidade da saúde qualificam os profissionais que vão atuar e também os que já estão no mercado de trabalho. “É um momento de consolidação dos trabalhos que estamos desenvolvendo, já muito bem estruturados na UPF”, ressaltou.

O diretor da Faculdade de Medicina e coordenador do Pró-Saúde I Adroaldo Mallmann destacou que de tempos em tempos é fundamental que os projetos sejam apresentados para o Ministério da Saúde, uma oportunidade para mostrar o que está sendo feito e para relatar as conquistas e os desafios vivenciados. “O programa Pró-Saúde veio modificar o ensino, modificar o tratamento e o relacionamento do aluno com a rede básica, com o sistema municipal de saúde, modificou o atendimento e o usuário é quem ganhou com todo esse processo”, ressaltou ele.

Geraldo Cunha Cury, representante da Comissão Assessora do Pró-Saúde e PET-Saúde, falou da qualidade dos trabalhos realizados pelos projetos da UPF. “Passo Fundo sempre se destacou com bons projetos e na próxima semana estaremos trabalhando no edital do Pró-Saúde III, na expectativa de que a UPF mande novamente um projeto qualificado para que possa dar sequencia ao trabalho”, frisou ele, já adiantando que novas parcerias serão feitas e que mais encontros serão realizados.
Os seminários de avaliação e acompanhamento são realizados uma vez por ano.

O que são os programas

O Pró-Saúde é uma ação dos ministérios da Saúde e da Educação que visa a incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população. Lançado em 2005, o Pró-Saúde está integrando as escolas ao serviço público e, para isso, reúne instituições de ensino superior. UPF e Secretaria Municipal de Saúde contam com dois programas em andamento em Passo Fundo, envolvendo os diferentes cursos da área da saúde.

Já o PET-Saúde é uma iniciativa que integra professores e acadêmicos dos diferentes cursos da área da saúde, juntamente com funcionários da rede pública de saúde. É mantido pelo Ministério da Saúde e busca atender a necessidade de uma nova visão sobre a questão saúde-doença, educando permanentemente docentes e profissionais. O PET-Saúde iniciou em abril de 2009 e está dividido em três projetos: Pet-Saúde Estratégia de Saúde da Família, Pet-Saúde Vigilância em Saúde e Pet-Saúde Saúde Mental.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI