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Acadêmicos como protagonistas das melhorias do SUS

16/05/2012

UPF sediou o seminário Ver SUS propondo novas práticas em saúde coletiva por meio do trabalho dos universitários

Repensar práticas, inserir o aluno na realidade da saúde do Brasil e propor ações de melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) foram alguns dos objetivos do Seminário Ver SUS – Construindo práticas em saúde coletiva. A Universidade de Passo Fundo (UPF), pelo projeto Pró-Saúde II, o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Passo Fundo, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, os movimentos estudantis de Instituições de Ensino Superior (IES) e os órgãos ligados à área promoveram o evento, que aconteceu no campus II da UPF, nesta quarta-feira (16/05).

Veja matéria da UPFTV sobre o seminário.

A proposta do Ministério da Saúde de oferecer melhorias no atendimento à população, objetiva retomar em grande escala os estágios e vivências no SUS, para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação em saúde vivenciem a realidade e, assim, se qualifiquem para atuação. O seminário, realizado na UPF, contou com a participação de professores e alunos dos 14 cursos da área da saúde da instituição, além de profissionais e alunos de outras IES.

A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, ressaltou que eventos como este são fundamentais para que haja a interdisciplinaridade e para que os alunos sejam, de fato, inseridos na realidade, podendo contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Nós pretendemos fortalecer este espaço da saúde coletiva, da saúde pública no Brasil. Precisamos aumentar a nossa integração com a comunidade, precisamos chegar mais perto dos municípios, trabalhar fortemente os condicionantes da saúde coletiva, que é onde ainda precisamos avançar”, constatou.

Para a professora Bernadete, muitos passos importantes foram dados em 20 anos de SUS no país, mas existem pontos que podem ser aperfeiçoados, e a UPF quer estar nessa discussão. “Ainda precisamos aperfeiçoar as práticas nos locais onde a vida acontece. Esse espaço é fundamental para que consigamos aproximar alunos, serviços e possamos discutir possibilidades de continuar fazendo essa construção para melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas”, concluiu.

Alunos inseridos na realidade

De acordo com a professora Rejane Mocinho, coordenadora da atividade, o evento pretendeu apresentar aos alunos a importância da participação em iniciativas como esta do Ministério da Saúde na formação acadêmica. “O projeto prevê que os alunos possam realizar, no período de férias, estágios nos serviços de saúde de todo o Brasil, para conhecer a estrutura do sistema e fazer uma devolução dessas vivências, contribuindo para que os gestores possam qualificar o seu sistema na perspectiva da visão do aluno”, destacou.

Rejane ressaltou ainda que uma proposta de ação será elaborada em conjunto e enviada ao Ministério da Saúde. Havendo aprovação, existe a possibilidade de financiamento de uma parte do projeto para a realização dos trabalhos. “O Ministério tem realizado diversas iniciativas para se aproximar da educação e da formação, visando principalmente qualificar o aluno para atuar junto ao SUS, atendendo às necessidades da população”, observou.

A iniciativa também está integrada ao Movimento Estudantil. Foi desenvolvendo as atividades em diretórios acadêmicos que o aluno Pedro Henrique Carrardi Sitta, do curso de Psicologia da UPF, participou do Ver SUS em Palmeira das Missões. Ele relatou que conheceu as atividades por meio do movimento estudantil e do Conselho Regional de Psicologia (Corep), que na oportunidade estavam selecionando estudantes para estágio em Palmeira das Missões. “A ideia desse estágio é ficar imerso na realidade da saúde, nos dispositivos que compõe a saúde, para que possamos fortalecer a área”, argumentou. Na opinião do acadêmico, a formação é feita completamente quando o aluno se envolve com a realidade e com outros cursos.

Fizeram parte da mesa de abertura do evento a professora Carla Beatrice Gonçalves, coordenadora do Pró-Saúde II e representando a Vice-reitoria de Graduação no ato, Arani de Oliveira Paiva, coordenador adjunto da 6ª Coordenadoria de Saúde, Maria Lizete Borgmann, da Secretaria de Saúde de Tapejara, Gilmar José Voloski, representando o Cerest e Lairton Martins do Comitê Estadual Ver SUS região Nordeste.

Assessoria de Imprensa UPF

 
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