Saúde UPF
banner
Aprovado projeto que traz mais recursos para a saúde em Passo Fundo

13/04/2012

UPF, Secretaria Municipal de Saúde e 6ª Coordenadoria de Saúde foram parceiras na elaboração da proposta que prevê atuação em diferentes áreas

O Diário Oficial da União do último dia 04 de abril traz uma boa notícia para os passo-fundenses. Foi homologada, pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, a portaria nº06, que dispõe sobre o resultado do processo de seleção das Propostas de Instituições de Educação Superior (IES) em conjunto com secretarias municipais ou estaduais de Saúde que se candidataram para participação no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A Universidade de Passo Fundo (UPF), junto à Secretaria de Saúde de Passo Fundo e à 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, havia encaminhado proposta para concorrer aos recursos, que foi deferida pelo Ministério.

O edital de recebimento das propostas foi publicado ainda em dezembro passado. A partir de então, montou-se um grupo de trabalho, que teve forte atuação nos meses de fevereiro e março deste ano, para viabilizar o encaminhamento de projetos. A equipe, coordenada pela professora da UPF Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, com a participação de todos os cursos da área da saúde da UPF, que são 12, definiu na proposta inicial um aporte de R$ 2 milhões, para a execução de ações de ensino, pesquisa e extensão que visam à reorientação da formação profissional, e por atividades em grupos tutoriais formados por docentes, profissionais dos serviços de saúde e discentes.

As áreas definidas para as ações são: doenças crônicas não-transmissíveis (diabetes, hipertensão, etc); doenças transmissíveis (com destaque para tuberculose, hanseníase e hepatites); saúde mental, sendo proposto um grupo tutorial em Erechim, em razão da experiência do município em terapia comunitária; gestão; práticas integrativas em saúde (como por exemplo acupuntura, homeopatia, plantas naturais e fitoterápicos). De acordo com a professora Carla, o grupo ainda aguarda orientações do Ministério da Saúde quanto a possíveis adequações na proposta e nos valores apresentados.

Uma longa caminhada

UPF e Secretaria Municipal de Saúde participam do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pro-Saúde) e do Programa de Educação em Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde) desde que os mesmos foram implantados pelo governo federal. Carla explica que este último edital visou aproximar os dois programas e suas equipes. “Nossa base para esse novo projeto foram os projetos anteriores, que estão em processo de consolidação”, observa.

O Pró-Saúde visa a incentivar transformações no processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços à população. Em Passo Fundo, foram aprovados projetos para os dois programas, o Pró-Saúde I e o Pró-Saúde II, ambos em desenvolvimento. Já o PET-Saúde é uma iniciativa que integra professores e acadêmicos dos diferentes cursos da área da saúde, juntamente com funcionários da rede pública de saúde. Busca atender a necessidade de uma nova visão sobre a questão saúde-doença, educando permanentemente docentes e profissionais. Está em fase final de execução.

Os programas impactaram diretamente na vida da população, trazendo recursos para a ampliação e estruturação de unidades básicas de saúde da família e Cais, mediante obras e também aquisição de equipamentos e mobiliário, com recursos provenientes dos projetos. Além disso, possibilitaram o treinamento dos profissionais inseridos na rede básica de saúde, resultando em um melhor atendimento às necessidades da população. Por outro lado, permitiram que os acadêmicos da UPF estivessem inseridos na rede básica de saúde desde os primeiros semestres, aperfeiçoando a forma de atuar em equipes multiprofissionais e levando as suas contribuições ao atendimento.

Semana de atividades

Três atividades especiais que acontecem nesta semana têm relação direta com os programas Pro-Saúde e Pet-Saúde. Nesta sexta-feira, dia 13, acontece a II Mostra de Produção Científica e Pedagógica do Pró-Saúde, no Campus II da UPF. Já no sábado, dia 14, às 9h, haverá o descerramento de uma placa, no Cais Petrópolis, simbolizando os diferentes locais que receberam recursos por meio dos projetos. Placas serão colocadas também nos Cais Boqueirão, Petrópolis, Hípica e São Cristóvão e Unidades de Saúde da Família Adirbal Corralo, no Victor Isler e José Alexandre Záchia. Às 10h, haverá inauguração da Unidade de Saúde da Família da Victor Isler, que também recebeu recursos do Pró-Saúde.

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI