Saúde UPF
banner
Começa o Ciclo de Atualização do Pet-Saúde/Saúde da Família

31/08/2011

Exposições destacaram assuntos que causam desconforto na área da saúde

Quais temas provocam desconforto no trabalho em saúde? Se sentir desconfortável ao falar sobre a morte, luto ou outros temas da área pode ser subjetivo e depender das concepções, experiências e vivências individuais. Essas e outras questões desconfortáveis de se lidar foram abordadas na terça-feira, 30 de agosto, durante a abertura do Ciclo de Atualização do Pet-Saúde/Saúde da Família 2011, realizado no Auditório Biomédico, Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). A atividade abrangeu todos os participantes dos projetos Pet-Saúde, realizado em parceria entre a UPF e a Secretaria de Saúde de Passo Fundo.

A iniciativa partiu da coordenação geral e dos tutores do projeto. O objetivo dos encontros é promover debates sobre o trabalho em saúde, prioritariamente na atenção primária, abrangendo os participantes dos projetos Pet-Saúde/Saúde da Família, Pet-Saúde/Vigilância em Saúde e Pet-Saúde/Saúde Mental.

O primeiro módulo tratou do tema “Conversas com usuários: que temas nos desconfortam?”, com a presença dos mediadores Ciomara Benincá, psicóloga e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UPF, e Jorge Alberto Salton, psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina. Cerca de 100 participantes discutiram temas como morte, luto, suicídio, sexualidade na terceira idade, com contribuições dos profissionais de saúde e preceptores do Pet-Saúde. Os estudantes que estão inseridos nas unidades de saúde também puderam esclarecer dúvidas.

Quem pode participar?

O público-alvo do Ciclo de Atualização do Pet-Saúde/ Saúde da Família-2011 inclui professores/tutores, profissionais de saúde/preceptores e estudantes bolsistas e voluntários dos cursos envolvidos nos três projetos. O próximo encontro está previsto para 13 de setembro, às 19h, no Campus II da UPF, e abordará “Estratégia de Saúde da Família: hiatos entre o discurso e a prática”. A participação é gratuita. Mais informações sobre os próximos encontros podem ser obtidas por e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

O que é o PET-Saúde?

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – Pet-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010, e tem como pressuposto a educação pelo trabalho. Disponibiliza bolsas para tutores acadêmicos (professores), preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde desenvolver atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência nas unidades de saúde, fortalecendo a atenção primaria e contemplando as políticas de saúde prioritárias no Brasil. O Pet-Saúde tem como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade sendo uma das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, em implementação no país desde 2005. Cada grupo PET-Saúde é formado por um tutor acadêmico (professor), preceptores (profissionais dos serviços que acompanham os alunos) e estudantes (monitores, que efetivamente recebem bolsas e estudantes voluntários).

Assessoria de Imprensa UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI