Saúde UPF
banner
Recursos do Pró-Saúde financiam ampliação da Biblioteca Biomédica

 

08/10/2009

Inauguração das novas instalações foi realizada na quarta-feira (07). Estudantes já estão utilizando o novo espaço

 

Estudantes das áreas da saúde podem contar com uma melhor estrutura na Biblioteca Biomédica, instalada no Campus II da Universidade de Passo Fundo (UPF). A estrutura física ganhou mais 55 metros quadrados e o acervo foi ampliado em mais de 250 exemplares para a área médica, além de novos equipamentos de informática terem sido instalados.

A conquista foi obtida por meio do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o Pró-Saúde, que repassou recursos para o investimento no valor total de R$ 120 mil. As quatro unidades básicas de saúde conveniadas com o Programa também receberam ampliação dos acervos bibliográficos.

Para o reitor Rui Getúlio Soares, enquanto instituição comunitária, a UPF precisa manter e ampliar cada vez mais as parcerias com o poder público, tendo em vista que o Pró-Saúde é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e Educação que integra universidades e prefeituras. “Nos sete anos de nossa gestão tivemos a preocupação de investir na infraestrutura da Universidade, construindo novos espaços, reformando ou ampliando outros tantos, investindo na capacitação de recursos humanos e, especialmente, na ampliação do acervo bibliográfico, que consideramos fundamental para qualificar os serviços educacionais”, enfatizou.

Na avaliação do secretário de Saúde de Passo Fundo, Alberi Grando, não há como se pensar em saúde na cidade desvinculando o município e a UPF. “Esta iniciativa que teve início em 2005 é mais uma prova de que a proposta de integração entre o ensino e o serviço traz progresso para a cidade e benefícios para a comunidade”, destacou.

De acordo com o diretor da Faculdade de Medicina da UPF, Luis Carlos Manzato, o objetivo principal do Pró-Saúde é qualificar a formação do profissional médico. “Se queremos formar um médico que tenha comprometimento com a comunidade, temos que oferecer uma infraestrutura onde ele possa exercer o seu aprendizado com qualidade”, ressaltou, afirmando ainda que a comunidade é a principal beneficiada, pois recebe um melhor atendimento.


O primeiro projeto do Pró-Saúde aprovado em Passo Fundo envolve apenas o curso de Medicina. Mais recentemente, um segundo projeto, mais amplo e envolvendo todos os cursos da área da saúde oferecidos pela UPF, também foi aprovado e está em andamento.

 

 

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI