Saúde UPF
banner
Feira de promoção à saúde vai orientar famílias do bairro Bom Jesus

07/07/2011

Projeto de extensão da UPF acompanha os proprietários de cavalos de carroça e suas famílias buscando levar qualidade de vida e saúde a todos os envolvidos

 

A Universidade de Passo Fundo (UPF) por meio da Vice Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários realiza diversas ações junto à comunidade. Entre elas, está o projeto de extensão “Atenção à Família de proprietários de cavalos de carroça”, desenvolvido pelos cursos da área da saúde da UPF. Colocando em prática os trabalhos, a equipe estará neste sábado, dia 09 de julho, prestando orientações sobre cuidados em saúde na Feira Multidisciplinar de Promoção à Saúde. A atividade acontecerá das 13h30min às 17h, na Escola de Educação Infantil Bom Jesus.


Segundo a coordenadora do projeto, professora Daniela Jorge Corralo, a atividade levará à comunidade dicas básicas sobre cuidados em saúde, trabalhando temas como prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; prevenção de câncer de próstata, de mamas, de pele e de boca; prevenção e orientações sobre diabetes e hipertensão arterial, com cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) e aferição da pressão arterial; orientações gerais de higiene geral e bucal, com escovação dental, entre outras.

Ainda de acordo com a professora, um questionário sobre a situação geral de saúde das famílias será aplicado, a partir do qual serão planejadas as ações e encaminhamentos necessários para a continuidade.

Estarão participando da atividade professores e alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Nutrição e Estética e Cosmética da UPF. “Será um momento importante para o primeiro contato da equipe com a comunidade, para um reconhecimento recíproco das famílias em relação à equipe do projeto e da equipe com as famílias, proporcionando o início de um vínculo que deverá ser trabalhado e reforçado durante o desenvolvimento do projeto, permitindo o reconhecimento das necessidades e a tomada de decisões para a resolução das mesmas”, conclui a professora Daniela Jorge Corralo.

O projeto

A ideia surgiu a partir de uma demanda trazida pelo professor Leonardo Alves, coordenador do projeto de extensão “SOS Cavalos de Carroça”, do curso de Medicina Veterinária. Depois de assistir aos cavalos dos carroceiros, o professor percebeu que as famílias estavam desassistidas de cuidados básicos de saúde. A solicitação de apoio para a atenção à saúde destas famílias foi feita à professora Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, coordenadora do Pró-Saúde II. Após estes primeiros contatos, a equipe do Pró-Saúde II propôs, em parceria com o Centro Universitário de Saúde Coletiva (Ceusc) o desenvolvimento de um projeto para atender às famílias.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI