Saúde UPF
banner
Projeto VER-SUS visita Passo Fundo e região

P1000008O projeto VER-SUS, desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Escola de Saúde Pública, esteve em Passo Fundo e região observando de perto a realidade do Sistema Único de Saúde – o SUS.

Organizado pelos próprios estudantes, o projeto realiza visitas a Unidades Básicas de Saúde, onde os acadêmicos tem a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia dos profissionais e analisar como está o atendimento à população que depende do sistema.

Através de uma Comissão Local Organizadora, formada por estudantes que já tenham alguma experiência na área da saúde pública ou que já tenham participado do VER-SUS, é elaborado um cronograma de atividades, desde alimentação, estádia até por onde o projeto pretende passar. Tudo feito pelos próprios estudantes.

Amanda Germiniani, acadêmica do curso de Enfermagem na ULBRA Carazinho e uma das responsáveis por esta edição do VER-SUS, fala sobre os objetivos do projeto: “O projeto tem dois grandes objetivos. O primeiro é o protagonismo estudantil, o estudante mostrar que ele tem poder, querendo ou não pode fazer muita coisa. O segundo é transformar novos profissionais para atuar na saúde pública, além da convivência de 10 dias com pessoas diferentes. Diferentes culturas, etnias, enfim, que no final das contas além de visitar as redes, a gente acaba conhecendo, convivendo com diferentes culturas.”

O tempo da estádia pode ocorrer de 7 e 15 dias, a decisão é tomada pela Comissão. Ao final do dia, são feitas discussões sobre as visitas e dessas discussões é feito um relatório que é entregue aos Secretários de Saúde dos Municípios visitados e para o Ministério da Saúde. Nesse relatório os estudantes expõe o que acompanharam durante as visitas e dão suas sugestões para melhorias no Sistema.

Passo Fundo, Carazinho e Marau foram as cidades visitadas. Estudantes da UPF, ULBRA Carazinho, UFSM e FASURGS fizeram parte dessa última edição. Os cursos foram Odontologia, Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Direito e Fonoaudiologia. Vale ressaltar que o projeto é aberto a todos os cursos de graduação e Instituições de ensino, públicas ou privadas. Para mais informações sobre o projeto acesse http://versus.otics.org/

 

Michelli Beis / Assessoria Pró-Saúde UPF

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI