Saúde UPF
banner
Apresentação
prefeitura-passo-fundo pet-saude pro-saude- pro-saude
O Pró Saúde – Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – é uma iniciativa interministerial que busca ampliar a integração ensino-serviço. O projeto, que teve início em 2005 e contava apenas com a participação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, hoje agrega 14 cursos de diferentes áreas da saúde. Em Passo Fundo, 12 cursos de graduação participam do projeto realizado por meio de convênio entre a Universidade de Passo Fundo, Secretaria Municipal da Saúde e 6ª Coordenadoria Regional da Saúde.

Em 2005, edital do Pró-Saúde I, foi aprovado projeto do curso de Medicina, já em 2008, Pró-Saúde II, foi aprovado projeto englobando os cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Psicologia e Educação Física.. Em 2012 foi aprovado o projeto Pró/PET Saúde que integra todos os cursos da área da saúde da UPF, Medicina, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Farmácia.

Os projetos tem como objetivo alcançar a qualidade de atenção à saúde, gerando conhecimentos, ensino e aprendizagem, além de desenvolver o trabalho em equipe e integrar a instituição formadora com a rede municipal de saúde.

De acordo com os objetivos do programa, foi implementado a partir de março de 2010 o PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Buscando fortalecer as áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde – SUS – de acordo com seus princípios e necessidades, o programa disponibiliza bolsas para tutores, preceptores (profissionais dos serviços) e estudantes de graduação da área da saúde. Sendo uma das estratégias do Pró-Saúde, o programa contou entre 2009 e 2012, com três diferentes temáticas, divididas entre PET Saúde/ Saúde da Família, PET Saúde/ Vigilância da Saúde e o PET Saúde/ Saúde Mental. Integrando ensino-serviço-comunidade, o programa é uma parceria entre a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, Secretaria de Atenção à Saúde – SAS e Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS, do Ministério da Saúde, a Secretaria de Educação Superior – SESu, do Ministério da Educação, e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/GSI/PR).

Atualmente PET e Pró-Saúde estão sendo realizados conjuntamente. Buscando consolidar as transformações nos processos de geração de conhecimentos e de prestação de serviços de saúde à população, a experiência de iniciar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público qualifica o trabalho, a iniciação ao trabalho e a formação de estudantes da área da saúde.
 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI