Saúde UPF
banner
Obesidade infantil atinge uma em cada três crianças

Obesidade infantil atinge uma em cada três crianças

Dado alarmante foi apresentado no documentário Muito além do peso, exibido durante o primeiro dia do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia

Foto: Claudio Tavares
Após a exibição, a médica endocrinologista Maria Barcellos Rosa Modkovski, a psiquiatra Rita Mainardi Bedin e o neuropediatra Marccus Loguercio participaram de um debate mediado pela professora Bernad

O mundo vive hoje uma epidemia que ao mesmo tempo é gritante e silenciosa. A obesidade infantil, ou sobrepeso, afeta mais de 33% das crianças brasileiras. Enquanto muitas pessoas ainda não sabem que a obesidade é uma doença que precisa ser tratada, multiplicam-se as doenças decorrentes dessa situação, entre elas os problemas cardíacos, que estão entre as principais causas de morte. O assunto foi discutido no primeiro dias de atividades do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia, evento integrante da programação paralela da 15ª Jornada Nacional de Literatura. No Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi apresentado o documentário “Muito além do peso”, produzido pela Maria Farinha Filmes, com o patrocínio do Instituto Alana, que denuncia o problema. Após a exibição, a médica endocrinologista Maria Barcellos Rosa Modkovski, a psiquiatra Rita Mainardi Bedin e o neuropediatra Marccus Loguercio participaram de um debate mediado pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Bernadete Dalmolin.

Crianças que não reconhecem uma batata, um mamão ou mesmo outras frutas ou legumes do dia-a-dia. Crianças que choram quando os pais tentam orientá-las a não tomar refrigerante e comer salgadinhos, bolachas recheadas ou outros tipos de fast-food. Essa realidade preocupa. Além do peso dos pequenos outros problemas são causados em decorrência da obesidade como: diabetes, colesterol elevado, problemas cardíacos, hipertensão e trombose.

Discriminação
Outro problema enfrentado por crianças obesas é a discriminação que sofrem dos colegas de escola por serem diferentes. No documentário é defendida a ideia de que os currículos da educação básica contemplem a educação nutricional, levando em conta que de cada cinco crianças com obesidade, quatro permanecem assim na fase adulta.

Para a médica endocrinologista Maria Modkovski o que agrava o problema é que muitas pessoas não reconhecem a obesidade como doença, entre elas os pais de crianças que sofrem com o mal. “Aproximadamente uma em cada três crianças está acima do peso. E essa estatística se repete em Passo Fundo”, observou. Segundo ela, a minoria dos casos de obesidade se deve a problemas hormonais ou outras doenças. A maioria é decorrente do comportamento assumido em relação à alimentação.

A psiquiatra Rita Bedin destacou que o sobrepeso ainda causa sofrimento emocional para as crianças. Para ela, muitas famílias minimizam o problema. “Muitas famílias não se encontram mais e a ausência dos pais às vezes é recompensada com um doce, por exemplo. Esta relação entre comida e afetividade existe desde o início da vida quando somos bebês e nos amamentamos”, explicou. Para ela, o tratamento de uma criança com sobrepeso exige o comprometimento de toda a família.

O neuropediatra Marccus Loguercio esclareceu que a criança precisa ser orientada a processar os alimentos. Além disso, apontou dados que demonstram que muitas crianças obesas sofrem de problemas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Outro ponto enfatizado por ele diz respeito à tendência da criança em reproduzir os comportamentos dos pais. “A criança faz o que o pai e a mãe fazem”, reforçou.

Abertura
A exibição e o debate do documentário contaram com a presença da coordenadora geral das Jornadas Literárias, professora Tania Rösing, e da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF Bernadete Dalmolin. A professora Tania destacou durante sua exposição a emoção de ver os presentes no evento, mesmo em um dia de chuva. “A chuva não nos assusta. Estamos alegres e de coração aquecido”, disse aos presentes.

A professora Bernadete destacou que a atividade integrante do Festival Gastronômico discute um tema fundamental do mundo contemporâneo. “Sabemos que a questão do peso precisa ser aprofundada, pois implica em diferentes questões, inclusive no bem-estar das pessoas. É um tema que requer reflexões profundas e estamos felizes por agregar ele a essa programação”, concluiu. A professora lembrou ainda aos presentes das demais atividades educativas que integram a programação do Festival de Gastronomia, como as oficinas culinárias para uma alimentação saudável, dirigidas à comunidade e responsáveis pela preparação de merenda de escolas, que iniciam na terça-feira (27/08) e seguem até o sábado (31).

Curiosidades
Confira alguns dados apresentados no documentário.
O excesso de 100 calorias por dia representa quatro quilos de peso a mais no período de um ano;
Calorias de frutas, por exemplo, e de açúcar e gordura têm efeitos diferentes no organismo das pessoas;
O consumo de uma lata de refrigerante por dia no período de um mês representa 1,110 quilo de açúcar ingerido no período;
56% dos bebês tomam refrigerante antes de um ano de idade;

Festival
A programação completa do Páginas Saborosas – Festival de Gastronomia pode ser conferida no site jornadasliterarias.upf.br/15jornada. O evento é uma promoção conjunta entre a Universidade de Passo Fundo, Prefeitura Municipal e a Revista Prazeres da Mesa e pretende implementar, no contexto da formação de leitores, adultos, jovens e crianças, ações educacionais e culturais pelo viés da gastronomia. Durante o evento, serão oferecidos os pratos vencedores da Maratona Gastronômica realizada em 2010, em oito municípios que pertencem ao Fórum da Microrregião Cultura e Tradição.

 
© 2012 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI